PERGUNTAS RESPOSTAS
FAQ
Internacionalmente conhecido como Frequently Asked Questions, o FAQ é uma compilação das perguntas feitas mais frequentemente e suas respostas. O FAQ visa melhor auxiliar nossos visitantes e usuários a entenderem o que são o Portal e suas funcionalidades.
SISTEMA
1. ERRO AO ABRIR O SISTEMA
A) Mensagem de erro: "Unavailable database":
O Banco de Dados não pôde ser acessado no computador local ou Servidor.
Ative o servidor do banco de dados, Interbase ou Firebird, através do Painel de Controle.
B) Mensagem de erro: "Unable to complete network request to host "Servidor"..." (normalmente seguida da mensagem "Cannot perform operation - DB is not open", se for forçada a entrada no sistema):
Problema na rede. O computador não pôde acessar o Banco de Dados no Servidor.
b.1) Feche o sistema em todos os computadores da rede.
b.2) Reinicie o servidor e os computadores em questão.
b.3) Reinicie o Hub, tirando-o da tomada e religando-o novamente.
2. DATA DO CAIXA ERRADA
A) Houve erro no procedimento de fechamento dos turnos/caixas.
a.1) Data do caixa adiantada: fechar os turnos normalmente, mas NÃO INFORME ÚLTIMO TURNO até chegar na data correta.
a.2) Data do caixa atrasada: fechar os turnos seqüencialmente, até chegar no turno/data corretos.
B) Ao visitar a tela de FECHAMENTO DO TURNO, provavelmente, para conferir alguns dados, você saiu dela clicando em "confirmar" fechando acidentalmente o turno. O correto é clicar no botão "cancelar" para sair dessa tela e voltar a usar o sistema sem fechar o turno.
3. MENSAGEM AO LANÇAR CONSUMO "Este produto não pertence a este PDV":
O produto não pertence ao PDV que está sendo lançado ou não tem esse PDV em seu cadastro. Verifique o cadastro do produto e os PDV's cadastrados para o mesmo.
Obs: Normalmente, o PDV padrão para lançamentos de consumos dos apartamentos, é cadastrado com o código/nome 1-COPA.
4. NÃO ENTRAM OS NÚMEROS PARA LANÇAR CONSUMO
Os números digitados para códigos e/ou quantidades, ao lançar consumos de produtos, não aparecem no campo correspondente.
Verificar se a tecla "NumLock", no teclado numérico está ativada (led acesso).
Caso contrário, ative-a, ou use os números da parte superior, na horizontal do teclado.
5. LANÇAMENTOS DE ESTOQUE NÃO APARECEM NOS RELATÓRIOS
A) Verificar filtros de relatórios utilizados: período/intervalo de datas, pdv, grupos e/ou sub-grupos, tipo de movimento, etc...
B) Verificar lançamentos de estoque: se foram feitos corretamente e nos devidos pdv's (compras e/ou entradas no Estoque; transferências do Estoque para a Copa...),
e se a data do caixa estava diferente da data do computador. Nesse caso emita o relatório com a data do computador e não do caixa.
Obs: Os lançamentos de estoque sempre serão registrados pela data do computador.
6. ALTEREI O ACESSO DE UM GRUPO DE USUÁRIOS E NÃO TEVE EFEITO
Para essa configuração ter efeito basta fechar o sistema e reiniciá-lo novamente.
7. BOTÃO "SAIR" DO MAPA DOS APARTAMENTOS NÃO FUNCIONA
Acione as teclas CTRL + ALT + DEL ao mesmo tempo, selecione o aplicativo CLICMOTEL na janela que abrirá a seguir e clique no botão "Finalizar tarefa" para finalizar o sistema. Logo após feche essa janela e reinicie novamente o sistema seguindo com o uso normal.
REDE
8. NÃO CONSIGO ACESSAR O SISTEMA PELA REDE
A) Configurações/permissões do Firewall do Windows: o Interbase ou Firebird devem constar nas exceções do firewall caso você o utilize.
B) Configurações do antivírus: verifique se o seu antivírus está bloqueando determinadas operações e acessos.
C) Conexões da rede interna: verifique se alguma configuração de rede foi alterada como IP, nome do computador e grupo de trabalho. Verifique problemas físicos nos dispositivos ,se os cabos de rede estão conectados de forma firme nos computadores e Hub e se esse computador é detectado pelas demais estações.
IMPRESSÃO
9. ERROS DE IMPRESSÃO
A) Erro na impressão de comandas/tíckets (I/O error 53 ou semelhante):
Ocorreu um erro de comunicação entre o sistema e a impressora, local ou de rede.
a.1) Verifique na impressora local: se a mesma está ligada; se está bem conectada ao computador; se tem papel.
a.2) Verifique na impressora de rede: se a mesma está ligada; se está bem conectada ao computador da rede; se tem papel; se está compartilhada na rede; se o computador está ligado e em rede com os demais.
B) Erro na impressão de Relatórios Gerenciais:
Não imprime, embora o sistema indique que foi enviado para a impressora.
b.1) Verifique na impressora local: se a mesma está ligada; se está bem conectada ao computador; se tem papel; se está como impressora padrão do Windows.
b.2) Verifique na impressora de rede: se a mesma está ligada; se está bem conectada ao computador da rede; se tem papel; se está compartilhada na rede; se o computador está ligado; se está como impressora padrão do Windows no computador que envia o relatório para impressão.
Obs 1: Relatórios sempre são impressos pela impressora padrão do Windows, local ou de rede, à menos que se escolha outra no momento da impressão.
Obs 2: Reinicie o computador de rede e/ou desligue e religue a impressora poderá solucionar pequenos problemas de comunicação da mesma.
10. ERRO AO FECHAR CONTA (Clientes com impressora fiscal) OU NÃO IMPRIME CUPOM FISCAL :
A) Erro de comunicação(física): verifique se a impressora fiscal está ligada, com papel, com os cabos firmes e conectados nas duas extremidades (pc e impressora).
Obs: Se você for conectar ou apertar o cabo, faça isso com a impressora fiscal e/ou o computador desligados. Jamais faça isso com os 2 equipamentos on-line sob risco de danificar algum dos equipamentos.
B) Produto "X" sem alíquota: verifique no cadastro desse produto, se está inserida a alíquota correspondente e se a mesma está cadastrada na impressora fiscal.
C) Retorno do método = 0 ask = 1....algo desse tipo:
c.1)Verifique se foi lançado algum produto com valor zerado: Ao lançar consumo do apartamento, pois dependendo da impressora fiscal, nesse campo somente poderá ser lançado produtos com valor.
c.2) Também poderá dar erro semelhante: Ao lançar produto registrado com alíquota que já não mais existe cadastrada na impressora fiscal.
c.3) Redução Z pendente da movimentação do dia anterior.
D) Redução Z pendente: verifique se a impressora está comunicando a pendência de redução. Para emiti-la seguem as formas :
d.1)Manualmente: As 23:55 aproximadamente pelo sistema CLICMOTEL. Observe que nesse procedimento até a meia noite a impressora não imprimirá cupons, somente liberando após as 00:00 hs.
d.2)Automaticamente: A impressora fiscal emitirá automaticamente a redução Z com a movimentação do dia anterior sem a intervenção do usuário.
Obs: Em determinadas impressoras se faz necessário desligá-las e religá-las novamente, após as 00:00 hs, para acionar o procedimento automático.